terça-feira, 12 de outubro de 2010

All Time Top Ten



Todo mundo um dia ou outro cria uma lista com 10 coisas que gosta certo? Hoje a tarde decidi criar um top 10 os meus filmes favoritos. "Mas por que você vai escrever sobre isso?"Porque sempre me perguntam qual é o meu filme favorito. Eu tenho um sim. Mas existem tantos outros que me marcaram de forma quase igual do que este favorito

Todo mundo que me conhece bem sabe qual é o filme que ao meu ver, é o melhor de todos os tempos. Mas não vamos a ele logo de cara. Essa lista é mais um ato de descoberta própria do que outra coisa. Mas espero que goste da leitura, lembrando que este top 10 é simplesmente o meu ponto de vista e não o de nenhuma publicação ou site. Vamo lá?


10. Jasão e o Velo de Ouro

Um dos primeiros filmes épicos que eu vi na minha tenra infância. Baseado na mitologia grega em que Jasão é o rei por direito da terra de Tessália, que foi usurpada por Pélias contra a vontade de Zeus. Jasão cresceu e agora quer recuperar seu reino, mas para isso terá que achar o lendário Velo de Ouro, que fica nos galhos de uma árvore em uma terra que fica nos limites do mundo. No caminho ele encontrará várias criaturas míticas, ao mesmo tempo que encontrará aliados, inimigos, traições e romance. Apesar de ser de 1963, os efeitos especiais em stop-motion criados por Ray Harryhausen são de ponta e até hoje impressionam pelo seu realismo. Abaixo, a cena mais famosa do filme, com Jasão e dois de seus soldados lutando contra sete esqueletos reanimados! Repare na ótima coreografia da luta e do realismo no movimento dos esqueletos. E estamos falando de um filme de 1963! Nem meu pai era nascido nessa época!



9. Jurassic Park

Se eu posso me lembrar de qual filme foi o primeiro que eu vi na minha vida, se não foi Jurassic Park, então eu não sei qual foi. Lembro de ver esse filme quando eu tinha uns 6 anos de idade e morria de medo da cena que o personagem Dennis Nedry era morto pelo dilofossauro dentro do carro atolado em lama, durante uma chuva torrencial. Na época em que vi esse filme, eu estava numa onda de bancar o especialista em dinossauros. Sabia o nome de todos eles. Com momentos de puro encantamento e também de tensão à flor da pele, Jurassic Park foi o primeiro filme que posso chamar de "experiência". Toda hora eu torcia pelos personagens se safarem dos dinossauros, mas confesso que eu curtia ver o T-Rex destroçando o maluco no banheiro. (o.O). Perdi a conta de quantas vezes vi esse filme, e ele só melhora a cada vez que assisto. Veja abaixo uma cena clássica do filme.



Só pra constar: Ian Malcolm RULES!!

8. Alien

É, acho que já deu pra perceber que eu tenho um fraco por filmes com criaturas gigantes e nojentas né? Eu já falei desse filme no blog anteriormente. Mas, sério gente, existe alguém que não conheça ou saiba quem é o alien? Outro que envelheceu bem com o tempo, e a cada vez que eu assisto percebo que o bom cinema de terror não está no que se mostra, mas no que se imagina.



7. Duna

Também já falei desse filme aqui, então é mais interessante falar da minha experiência ao vê-lo. Vi Duna pela primeira vez com uns 10 anos, numa fita empoeirada que meu pai trouxe da locadora. Assisti em inúmeras partes, não entendi porra nenhuma e as legendas pareciam letreiros de câmeras VHS comuns (e descobri depois que eram mesmo!). Decidi revê-lo depois de uma matéria na Sci-Fi news de 2005 falando sobre o lançamento em DVD. Aluguei e reassisti. E puta merda, como esse filme é lindo! Pela primeira vez senti que uma boa história de ficção científica não precisa depender somente dos avanços maquinários, mas sim dos avanços humanos. Não percam a oportunidade de ver este filme viajante.




6. Blade Runner

A primeira vez que eu vi esse filme, eu odiei. Mas odiei mesmo. Do tipo de jurar não assistir tamanha porcaria tão cedo, e olha que no mesmo dia passei a tarde assistindo "2001". Os anos passaram, eu larguei a mão de ser babaca e resolvi alugar de novo pra conferir o filme com outros olhos. O resultado? Bom, se tivesse sido negativo, Blade Runner nem estaria na minha listinha certo? Visual perfeito, trilha sonora onírica e um roteiro enigmático, cheio de nuances e subtextos interessantes. Vale também pela performance de Harrison Ford, que está muito mais sério do que em Star Wars ou Indiana Jones.



5. A Profecia

É bem difícil eu levar um filme de terror a sério, mas sério MESMO. Não me entendam errado, eu amo filmes de terror, principalmente aqueles mais sutis, onde o horror está apenas na imaginação. Mas em algumas vezes, o terror pode acabar descambando em comédia, ou no drama, ou no festival de nojeira, ou no sangue exagerado. A Profecia é um tipo meio inexplicável .Ele tem seus momentos violentos e apelativos (a morte do padre no meio do filme por exemplo), mas a sensação de terror permeia todo o filme. Quando ouvimos a apavorante música que abre o filme, sabemos de imediato que o que veremos agora não vai ser bonito, ou otimista ou revigorante. A Profecia nos faz questionar sobre o que é o Mal e qual rosto ele assume. Pode ser alguém que passa por você na rua. Pode ser um governante com poder pra mudar o mundo ou para destruí-lo. Definitvamente o melhor terror de todos os tempos na opinião deste ser.




4. Avatar

Quando eu via os trailers desse filme, eu sabia que veria uma aventura acima da média, mas nada me preparou para o que Avatar iria me mostrar. Eu simplesmente me apaixonei pelo filme, pelos personagens, pela música e principalmente: me apaixonei pelos Na'vi e sua cultura. Queria passar mais tempo com eles, pois 160 minutos passam rapidamente. Foi um filme que eu jamais esperei que iria ressoar tanto em mim como ele o fez . Não me importo nem um pouco com o que falam desse filme, ou das piadinhas extremamente idiotas que li sobre Avatar (mas a 'trança USB' foi foda hehehehehe). Gosto de pensar que fiz uma campanha intensa com os meus amigos em relação ao filme, já que poucos deles falavam ou sequer se interessavam pelo filme. Ainda não esqueço a sensação de tê-lo visto pela primeira vez, e está pra nascer o cineasta que fará um filme recente ser tão marcante quanto este Avatar.



3. Superman - O Filme

Provavelmente o filme que mais tem valor sentimental pra mim do que qualquer outro. Meu falecido avô Dorival gravou esse filme pra mim no VHS, crente de que eu iria gostar. Estava entediado na casa dele, e ele me chamou pra ir ver um certo filme que ele gravou pra mim. Quando ele colocou a fita e começou a soar a trilha sonora de John Williams, eu já estava entregue. Superman é um épico que apesar de ter envelhecido mal (as roupas e visual dos personagens denunciam na hora que estamos vendo uma história dos anos 70), é um verdadeiro manual de como se fazer um filme de origem de super-heróis, provando que o público gosta é de conhecer o humano por trás do super herói, e não apenas mostrando seus poderes. Lembro do meu vô cada vez que eu assisto esse filme, e toda vez em que a música de abertura começa a tocar o pensamento que vem na minha cabeça é "vô, você tá assistindo aqui junto comigo de novo?".



2. Jornada nas Estrelas - O Filme

Se você for ver esse filme pela primeira vez, aí vai uma dica: assista sozinho e tente fazer com que não lhe interrompam. Este filme foi o meu ponto de partida na série Star Trek, e digo-lhes que a experiência de ver esse filme pela primeira vez é inesquecível. Ele mostra uma trama surpreendentemente profunda, com uma discussão relevante: até onde o ser humano pode permitir que a lógica comande todos os seus atos? No começo do filme, o personagem Spock está em um ritual que eliminará qualquer resquício de emoção que existe nele. Mas quando ele sente a presença da entidade vilã do filme, Spock renuncia ao ritual para embarcar na Enterprise e descobrir se esta entidade tem as respostas que ele procurou a vida toda. Spock conta com o capitão James Kirk para lhe ajudar nessa jornada intensa de auto-descoberta. Um dos melhores momentos do filme é quando Spock descobre a resposta para a pergunta que lhe aflige durante todo o filme. É um momento perfeito que simboliza tudo que Star Trek é de verdade: temas totalmente humanos com o rosto da ficção científica e da fantasia.



1. O Império Contra-Ataca

Esse filme é perfeito! PERFEITO! Entenderam? Não tem absolutamente nada fora de lugar nesse filme. Se for procurar falhas ou problemas de roteiro ou visual, esqueça. O Império Contra Ataca tem tudo: romance, suspense, ação, momentos de profundidade emocional, trama profunda e até mesmo o final surpresa! Claro que agora todo mundo sabe que Darth Vader é o pai do Luke, mas na época que eu vi o filme, minha cabeça explodiu! Foi nesse filme que eu percebi que o cinema é muito mais do que mera diversão passageira, e que uma história bem contada pode se tornar praticamente uma mitologia moderna. O filme anterior tinha começo, meio e fim. Este mostra que a história de Star Wars era bem mais profunda do que imaginávamos, e prova que nem sempre um herói vence no final sem um grande obstáculo. O melhor filme da saga Star Wars, e o melhor de todos os tempos!


2 comentários:

  1. Gu, concordo com muitas coisas que escreveu aqui principalmente com JURASSIC PARK!tenho a capinha dele VHS do fóssil sabe? capa preta, fita amarela, DUBLADO! EHHEHUEHUE esse marcou minha vida também, e com AVATAR!, cara, esse filme quando assisti fiquei encantado, assisti trez vezes no cinema e uma delas em 3D, e na boa, assistiria muitas vezes mais....todas que vez que assisto me sinto como se estivesse sonhando sabe?

    como aqueles sonhos onde agente pode voar e talz? também não me importo com as críticas desse filme, ele é destruidor!

    Muito bom o post, sucesso pro Blog! =D
    Abração!

    Daniel!

    ResponderExcluir
  2. O Império Contra-Ataca é melhor filme da Trilogis Star Wars. com Excessão de Duna e Blade Runner, os demais filmes eu assisti... Suas escolhas são ótimas!

    ResponderExcluir