domingo, 20 de março de 2011

Lost - 5ª Temporada

A ilha está se movendo no tempo, como um disco quebrado - Daniel





Ao final da quarta temporada, descobrimos que o homem que Jack viu no caixão é ninguém menos que John Locke. O que levou Jack a ficar tão abalado pela morte de uma pessoa que, até o que nós espectadores sabíamos, era um de seus maiores algozes? Será que Ben e Jack vão conseguir convencer os outros Seis da Oceanic(Kate, Sun, Hurley e Sayid) a voltar pra ilha para salvá-la? Ainda mais depois que todos tocaram as suas vidas pra frente? (Kate, em particular, está criando o filho de Claire, Aaron, depois do desaparecimento dela).








Na ilha as coisas também andam meio complicadas. De uma forma inexplicável, a ilha está se movendo através do tempo, indo para 3 anos no futuro e até mesmo para alguma centenas de anos atrás. Locke descobre que o único jeito de salvar a ilha é trazendo os que a abandonaram de volta. E, segundo Richard Alpert (Nestor Carbonell), o único jeito de trazer eles de volta a ilha, é a com a morte de Locke.

Enquanto isso, Sawyer, Juliet, Miles, Charlotte, Daniel e Jin saltam erraticamente pelo tempo na ilha e isso pode trazer sérios efeitos colaterais físicos e mentais para alguns.

Eu apenas consigo imaginar como foi o calvário dos roteiristas para manter a estrutura da narrativa coesa durante um caos de acontecimentos e histórias paralelas. Apesar de gostar de histórias de viagens no tempo, temia pelo rumo desta temporada, que, como já é de praxe em Lost, não me decepcionou.
Na metade da temporada, as coisas firmam e temos um cenário fascinante que jamais poderíamos ter imaginado. Pra quem ainda não viu, apenas digo que os personagens principais deixam de investigar os mistérios da ilha, e passam a se tornar parte deles.

Com um final de tirar o fôlego e trágico no mínimo, fica a pergunta: o que acontece depois que a tela fica branca? Eu já sei, pois estou no meio da última temporada. Mas mesmo assim, a 5ª temporada de Lost merece ser conferida pela sua estrutura narrativa incrível, pelas suas atuações maravilhosas, e pelos rumos da história, que permitem que o espectador jamais adivinhe o que vai acontecer.

E o que dizer da tão esperada aparição de Jacob, o misterioso guardião da ilha?

Lost continua me surpreendendo mesmo depois de cinco temporadas. Apesar de ser fria em termos de emoções, confesso que os últimos episódios são de partir o coração, especialmente o destino de dois personagens que eu jurava serem intocáveis.

Já dá um aperto saber que mesmo eu tendo a série toda em DVD, estou chegando perto do final, pois jamais terei a experiência de ver essa história pela primeira vez. Que venha a última temporada!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário