segunda-feira, 4 de outubro de 2010

[seriados] Lost - 4ª Temporada

"Você não entende, John? Eu sempre tenho um plano" Ben Linus.


A quarta e curtíssima temporada de Lost colocou de vez os elementos de ficção científica na trama, lidando com conceitos de viagens no tempo, além do próprio mistério da ilha em si. Com isso, Lost se firma para mim como não só um dos melhores seriados que já vi, mas algo que eu vou me lembrar para sempre.



Jorge Garcia, Emilie de Ravin, Josh Holloway, Evangeline Lilly, Matthew Fox, Daniel Dae-Kim, Yunjin Kim, Elizabeth Mitchell, Terry O'Quinn, Naveen Andrews, Michael Emerson, Henry Ian Cusick

A trama da quarta temporada começa com a possível chance de resgate vindo de um cargueiro que consegue encontrar a ilha. Enquanto alguns preferem ficar com Jack e esperar o resgate, outros preferem acreditar em Locke, afirmando que os ocupantes do cargueiro não são o que Jack e sua "turma" pensam. É claro que ao longo da temporada as intenções dos integrantes do cargueiro e todo o mistério por trás do suposto encontro dos destroços do Oceanic 815 serão revelados ao longo dos 14 episódios desta temporada, incluindo novos arcos dramáticos e narrativos que serão resolvidos nas duas últimas temporadas.

Entre os atores, Michael Emerson, Naveen Andrews, Terry O'Quinn e Matthew Fox se destacam pela intensidade e seriedade em seus papéis. Gostei muito também da evolução dos personagens Hurley (Jorge Garcia) e Sawyer (Josh Holloway). Enquanto Hurley se torna um homem decidido e mais sério, Sawyer passa a se tornar mais maleável e agradável às pessoas em sua volta, se tornando até bastante protetor com relação à Claire (Emilie de Ravin). Os novos integrantes do elenco também agradam, em especial Jeremy Davies e seu brilhante Daniel Faraday cheio de maneirismos estranhos e fala peculiar, tornando esse personagem único. Destacando também a mais do que benvinda volta de Harold Perrineau e seu amargurado Michael, tentando apagar os seus pecados, como foi visto ao fim da segunda temporada.

"Não sou Jacob. Mas posso falar em nome dele."

Mas resenhar a quarta temporada sem mencionar o episódio The Constant seria uma heresia sem tamanho. Um roteiro brilhante que mistura viagem no tempo, um amor forte e emocionante e as soberbas atuações de Henry Ian Cusick (Desmond) e Sonya Walger (Penny) elevam este episódio à categoria de clássico absoluto. Já é um dos meus favoritos da série e agora eu entendo o porque de The Constant sempre figurar em primeiro nos Top 10 de Lost que vemos por aí. Não tenho vergonha de falar que chorei ao final deste episódio.

"Você atendeu!"

Os flashes do futuro, ou flashforwards, me agradaram bastante e provaram o quanto os roteiristas de Lost sempre procuram alguma coisa além do óbvio, do previsível. A vida dos Seis da Oceanic é miserável no mínimo, e nos faz pensar se para aqueles personagens, ter saído da ilha realmente foi a coisa certa a se fazer.



Com um final alucinante cheio de mistérios e momentos WTF?, Lost cada vez mais se torna um favorito aqui em casa. Ritmo ágil, personagens muito bem escritos e bem interpretados, e uma trama que não pára em nenhum instante. A quarta temporada de Lost é uma das melhores da série (fica atrás da primeira, e acima da terceira e da segunda, a que eu menos gostei) e estou salivando pra saber o que diabos vai acontecer agora que Ben moveu a ilha.

Um comentário:

  1. Oloco man, vc já viu a quarta temporada
    eu começei ver a minha primeira temporada ontem =D
    vai demorar um pouco pra eu te alcançar

    e não li todo o texto =D
    por motivos de spoiler maior ¬¬

    ResponderExcluir