segunda-feira, 9 de agosto de 2010

[música] Iron Maiden - The Final Frontier


Hooray!!

Duas exclamações na saudação de hoje só pra demonstrar o quão empolgado eu estou com a bolacha nova da Donzela de Ferro, The Final Frontier.

Depois de ficar quase das 15h até as 17h socando o F5 do meu teclado na comunidade Iron Maiden Brasil no Orkut, finalmente saiu o bendito álbum e agora vou falar um pouco do que eu achei dele, faixa por faixa.




No geral, The Final Frontier é um álbum que veio pra rivalizar com os clássicos da Era de Ouro da banda (1982 a 1988), com músicas que apresentam uma sonoridade bastante variada dentro dos padrões do Maiden, que é uma banda que raramente ousa em suas músicas, caracterísitica essa que é amada e odiada pelos fãs. O álbum mistura influências do velho Metal dos anos 80 com muita coisa de Prog, com viradas de tempo e guitarras ora pesadas, ora limpas.

Não existe um integrante que se sobressai no álbum. Todos eles colaboram para a maravilha que são as músicas do álbum. Bruce Dickinson canta como nunca, Steve Harris volta a usar o seu velho estilo de baixo galopante, Nicko McBrain prova mais uma vez que é um dos melhores bateristas de Heavy Metal de todos os tempos e as guitarras nunca soaram tão bonitas como em The Final Frontier. Dave Murray, Adrian (GOD) Smith e Janick Gers entregam seus melhores trabalhos de guitarras desde o início da nova formação.

1. Satellite 15... The Final Frontier
Satellite 15 é uma das coisas mais poderosas que o Maiden já fez em 30 anos de carreira, com um som quase espectral, como se estivéssemos em uma viagem espacial. Quando ela termina, começa a faixa título do álbum, com um refrão marcante que já é possível ouvir a galera cantando junto nos shows.

2. El Dorado
A primeira música a ser divulgada e também a mais fraca do álbum. Apesar do refrão grudento e Mr. Harris detonando no baixo, me pareceu mais uma música feita as pressas pra preencher espaço no álbum.

3. Mother of Mercy
Penso que esta é a música mais comercial do álbum, possivelmente a próxima música de trabalho do Maiden depois da faixa título. Refrão marcante, como já é tradicional nas músicas da donzela e uma letra sobre guerra que se encaixaria no álbum anterior da banda, A Matter of Life and Death. Destaque para o solo que me fez lembrar alguns trabalhos do Van Halen.

4. Coming Home
Uma bela balada com uma pegada forte e bonita. O começo da música me lembra bastante os trabalhos solo do Bruce. Já dá pra ver a galera erguendo isqueiros na hora do refrão nos shows.

5. The Alchemist
A mais curta do álbum é uma das melhores. Um Maiden clássico ao bom estilo Piece of Mind com riffs grudentos e som poderoso. Estou louco pra ouvir esta ao vivo.

6. Isle of Avalon
A partir desta música o álbum assume uma pegada bastante progressiva. Com uma introdução evocativa, a canção explode em várias mudanças de tempo e uma ambientação bastante celta eu diria. A guitarra lembra trechos de outra música do Maiden, No More Lies

7. Starblind
Provavelmente a música de mais difícil acesso do álbum, com suas constantes mudanças de tempo e ritmo. Um belo trabalho de teclados. Mais uma vez a guitarra me lembra os sons que o Van Halen fazia nos anos 80 e no começo dos anos 90.

8. The Talisman
A introdução lembra bastante as melodias do Blackmore's Night, até escalar num velho Heavy Metal típico do Maiden. A letra com tema pirata dá o clima da canção toda, mas foi a que menos gostei do álbum todo. A melodia dos vocais não me agradou muito, ainda que Bruce Dickinson cante pra caralho.

9. The Man Who Would Be King
Teclado e guitarra completam um ao outro nesta bela música. A música também tem um sabor medieval nela, principalmente no solo. O solinho no final da música lembra os anos de Piece of Mind e 7th Son of a 7th Son.

10. When the Wild Wind Blows
Uma das mais belas canções de toda a carreira do Maiden. A primeira parte da música é como se os integrantes estivessem contando uma história ao lado de uma fogueira, ainda que a história seja triste e pesada sobre uma guerra nuclear. A partir daí a música só cresce e se torna um típico Iron Maiden. A melodia inicial da guitarra é linda e é impossível não assobiar ela na rua depois de ouvi-la. Encerra o álbum em estilo grandioso, e ao vivo ela vai ficar maravilhosa.

Então é isso. Valeu a espera. O Maiden simplesmente se superou. Se você não é fã ainda, recomendo começar por este álbum. Certamente voce irá querer conhecer os outros.

3 comentários:

  1. Velho preciso muito começar a baixar discografias,agora que tenho um pc só meu... O Iron Maiden com certeza esta no topo xDD

    ResponderExcluir
  2. Eu nem esperava que o álbum fosse lançado ontem, então fui pego de surpresa com o Gu ouvindo as 5 primeiras músicas em REPLY... hahahaha

    Não sou fã de Maiden, mas claro que conheço as tops e também já sacudi cabeça com elas, então pude perceber que eles estão mandando bem nesse CD, ainda que tenham novos riffs e variações!

    Valeu Gu!

    ResponderExcluir
  3. Depois de muita propaganda sua via twitter, eu baixei o cd e gostei
    estou seguindo seu conselho, estou começando a ouvi iron por esse cd

    Quem sabe eu não viro um metaleiro?

    ResponderExcluir