quinta-feira, 8 de julho de 2010

(Livros) Percy Jackson e os Olimpianos - um review

Foto do tempo em que eu era um astro do rock de garagem


Hooray!


Em algum dos meus N rolês nas Lojas Americanas, encontrei uma série de livros que, no mínimo, tinha capas muito fodas. Era a tal saga Percy Jackson e os Olimpianos.

As capas tinham belas pinturas e cenários interessantes. A sinopse dos livros não era nada mal também. Maaas só pra variar eu não tinha dinheiro então deixei passar.

Isso até o dia em que a minha chefe me emprestou O Ladrão de Raios.







Como eu estava lendo Ilha do Medo, de Dennis Lehane (e fonte do roteiro do filme de Marty Scorsese), eu só passava o olho por Ladrão de Raios. Devidamente terminado Ilha do Medo, comecei a me dedicar 100% à leitura de Percy Jackson.

O que mais me surpreendeu no livro foi a agilidade da narrativa. Rick Riordan é um escritor infanto juvenil que sabe exatamente o que o seu público-alvo quer ler, e não dorme no ponto. Os fatos da narrativa vão se desenrolando com fluidez, humor, e sem esquecer de desenvolver a personalidade de seus personagens. No final do livro, o leitor quer passar mais tempo com Percy (que é a forma carinhosa para o nome Perseu), Annabeth, Grover, quer saber mais sobre os deuses. Riordan consegue fazer referências à mitolgia grega de forma natural e sempre bem humorada.

Tente imaginar o deus da guerra Kratos....desculpe...Ares usando uma jaqueta de motoqueiro, com cabelo meio raspado e óculos escuros e terá uma idéia de como Riordan imaginou os deuses da Grécia Antiga.

Mas o escritor não usa apenas deuses super conhecidos, como Zeus, Afrodite, Poseidon (que é o pai do protagonista Percy)

O Ladrão de Raios é apenas a preparação do palco para os outros livros da saga, um pouco menos infantis, mas não tão dark a ponto de se tornar um livro de terror.


O Mar de Monstros, A Maldição do Titã e A Batalha do Labirinto são ótimas continuações ao mito que Riordan criou com Percy Jackson. Destaco A Batalha do Labirinto como meu favorito até agora, por mostrar realmente o alcance épico e trágico da história, bem como um melhor desenvolvimento dos personagens, velhos e novos. Já estou ansioso para a chegada de O Último Olimpiano, que promete ser uma conclusão digna da saga.

Eu só lamento que o filme lançado no começo do ano não foi nem a pontinha da unha do livro.

E eu comentei que o Rush vai vir ao Brasil???? *---*

Um comentário: