segunda-feira, 11 de novembro de 2013

[Culto ao Celulóide[ O Fantasma do Paraíso

Quem assistiu a abertura de Halloween dos Simpsons desse ano recebeu um presente aos olhos. Elaborado pelo diretor Guillermo Del Toro, a sequência traz referências não só aos filmes do mexicano, mas também a outros clássicos cult que são adorados por Del Toro. Enquanto algumas são de filmes consagrados e super conhecidos do terror, um deles é uma gema misteriosa. Essa figura aparece a 1min30 do vídeo. Confere aí!



Essa figura bizarra vestida de coruja no meio de um sintetizador é o protagonista do mega trash O Fantasma do Paraíso.



Lançado em 1974, pela 20th Century Fox, o roteiro e a direção são do então iniciante Brian De Palma, que veio a dirigir sucessos como Carrie - A Estranha, Scarface, Os Intocáveis e Missão Impossível. Mas toda carreira precisa começar de alguma forma né? O argumento traz o protagonista Winslow Leach, que é um compositor talentoso que é descoberto pelo produtor musical Swan. Swan convida Winslow para compor músicas de abertura para a sua casa de shows - O Paraíso - sem saber que Swan tomará as composições para si. Revoltado com os rumos de sua música e de sua vida, Winslow tenta uma desesperada vingança que acaba mal: seu rosto se desfigura completamente após um acidente. Obrigado a usar uma máscara para esconder sua feiúra (pensando bem, a máscara já era necessária antes do acidente :P), Winslow se auto denomina o Fantasma do Paraíso e passa a atormentar a vida de Swan e de qualquer um que mexer com suas músicas.

Quando terminei de ver o filme, o meu primeiro pensamento foi que esse é o longa metragem mais 'anos 70' que eu já vi! A estética é extremamente datada e envelheceu muito mal. Mas não se enganem por isso, é um filme delicioso de se assistir! As atuações são exageradíssimas, e a trama é um absurdo que mistura O Fantasma da Ópera com Fausto e O Gabinete do Dr. Caligari.



Não tem como negar que esse filme é uma diversão trash! As músicas lembram um pouco The Rocky Horror Picture Show, e foram compostas por Paul Williams, que também está no papel do vilão Swan. Winslow é interpretado pelo falecido William Finley, e a mocinha do filme ganha o rosto de Jessica Harper, que depois seria conhecida por outro filme cult, Suspiria.

O filme é tão adorado nos EUA, que em 2005 aconteceu o festival Phantompalooza, que reuniu fãs com os atores no mesmo cinema onde aconteceu a premiere original. O festival contou com uma segunda edição em 2006. O duo de música eletrônica Daft Punk admitiu em uma entrevista ao Guardian que os músicos Thomas Bangalter e Guy de Homem Christo se conheceram numa sessão de O Fantasma do Paraíso e já reviram o filme mais de 20 vezes. A morte de William Finley em 2012 causou comoção entre os fãs e cineastas que já declararam sua paixão publicamente pelo musical.

Se tiver a oportunidade de assistir um dos musicais mais trash e cult do Cinema, não a perca! Tenho certeza que você irá se divertir muito vendo O Fantasma do Paraíso.


Ouvindo durante a escrita do post: Paul Williams - The Hell of It (da trilha sonora de O Fantasma do Paraíso, clique para ouvir!)

Cartaz do filme na época de seu lançamento no Brasil


Um comentário: