quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Pensamentos sobre 'Invocação do Mal'


Já aviso para todos os que me acompanham no Caravela Virtual: este texto não é uma resenha de Invocação do Mal. Mas como o site está em manutenção, e eu sinto uma necessidade patológica de escrever sobre esse filmaço, decidir colocar aqui no meu velho blog um texto um pouco mais pessoal.

E este texto também é o retorno do The Nerd's Brain. (insira som de fogos de artifício aqui).





Me acostumei com a projeção digital que o cinema daqui de Jundiaí me oferece. Nada como assistir um lançamento com qualidade superior de som e imagem. É uma tela HD gigante que mostra até as imperfeições de pele dos atores, coisa que estamos acostumados a ver nas nossas TVs super poderosas.
Porém, um infeliz erro de distribuição me impediu de ver Invocação do Mal na estreia: só tinha dublado! Em respeito à minha amiga Silvia Andreotti, que é dubladora e defende a profissão com unhas e dentes, não vou discorrer sobre o porque filmes de terror dublados são uma bosta. Mas o resumo da ópera foi que nem eu, nem a minha namorada ou meus amigos fomos ver o filme naquela propícia sexta-feira 13 do mês de setembro... de 2013!!



Acabei vendo o filme quase dez dias depois. Mas valeu a pena. Assisti-o no Kinoplex do shopping Dom Pedro em Campinas. Um cinema que ainda não aderiu 100% à projeção digital, e ainda exibe alguns de seus filmes no velho e bom 35mm.

Acredito que seja a melhor maneira de assistir Invocação do Mal. Em um cinema das antigas. O filme é um terror das antigas. O diretor James Wan criou um conto de terror que parece ter sido feito nos anos 70 - aquela década maravilhosa que nos deu clássicos do calibre de O Exorcista, A Profecia, O Massacre da Serra Elétrica e Invasores de Corpos.

Tendo em vista o fato de que Invocação foi pensado e filmado como um clássico dos anos 70, assisti-lo em um cinema ainda apegado à projeção em 35 mm aumentou ainda mais a experiência de terror.

Revi o filme no dia 25/09 com o meu irmão Henrique, e o meu buddy Markus. E pude confirmar tudo o que eu pensei:

  • É um dos melhores filmes de terror que eu vi em muito tempo.
  • As atuações estão ótimas e não há um elo fraco no elenco.
  • James Wan é um cineasta digno de figurar entres os grandes do terror. Ao lado de John Carpenter, George A. Romero, Wes Craven e Dario Argento.
  • A fotografia monocromática e a câmera em constante movimento, ainda que seja um ângulo diferente, serve ao propósito de Invocação do Mal em evocar o clima de um terror dos anos 70.
  • Aliás, situar a história nos anos 70 já traz uma aura misteriosa e mística ao filme. Se fosse nos tempos modernos, a trama do filme perderia boa parte do seu charme.
  • O roteiro leva o tempo necessário para tornar os personagens humanos e críveis aos olhos do espectador, fazendo com que o tormento que passam durante o filme seja ainda pior.
  • Quando for lançado em home-vídeo, será uma das jóias da coroa da minha coleção.
  • É muito, muito bom mesmo. Valeu a espera.
  • Sai da internet e vai assistir logo!!

Nota: *****

Não fique só no texto. Veja um pouco mais sobre o filme logo abaixo!

Teaser trailer.


Trailer 1


Trailer 2


Abaixo temos pequenos vídeos que explicam mais a fundo a realidade do caso, e quem são Ed e Lorraine Warren.

Entrevista com os Warren


O projeto 3:07am


E o vídeo mais interessante: a própria Lorraine Warren falando sobre o horário 3:07am e por que ele tem tanto significado no mundo paranormal. Imperdível!



Um comentário:

  1. Parabéns!! Mais uma crítica de alta qualidade!! E parabéns também pelo retorno do blog! =D

    ResponderExcluir