domingo, 5 de junho de 2011

Movie Comics #6 - Hellboy (2004)


"Na escuridão, eu ouvi o seu nome "

Hellboy é um filme a se admirar. Numa era em que o Cinema passou a supervalorizar o realismo, assistir uma produção cujo enredo e personagens são calcados apenas no fantástico, sem se preocupar com regras impostas por esse "realismo" que o público passou a exigir dos filmes que vê. Mas é claro que nas mãos erradas, esse elementos fantástico pode acabar se tornando algo terrivelmente estúpido.

Felizmente, esse não é o caso de Hellboy.




Este foi um filme que não me chamou a atenção nem na época do lançamento, nem quando chegou nas locadoras, e nem mesmo quando eu vi o empolgante trailer de sua continuação. Algo me dizia que esse Hellboy seria apenas um filme esquecível, daqueles tipos de entretenimento descartável que assim que eu terminasse de ver o filme, iria cuidar da minha vida sem nem lembrar que eu assisti. Até que eu resolvi dar uma chance para o filme, e queimei a língua.



O enredo começa na Segunda Guerra Mundial, quando o feiticeiro Rasputin (Karel Roden) abre um portal dimensional para permitir a entrada das entidades Ogdru Jahad, para que lutem ao lado de Hitler. O portal é fechado por soldados, mas não antes que um pequeno demônio consiga passar por esse portal. A criaturinha é adotada pelo professor Broom (John Hurt), que lhe batiza de Hellboy. Anos depois, o professor, Hellboy (Ron Perlman) mais o anfíbio intelectual Abe Sapien (Doug Jones), em parceria com o FBI, formam um departamento secreto para investigar ocorrências sobrenaturais nos EUA. Quando tudo indica que o feiticeiro Rasputin está de volta, as coisas começam a se complicar.

Duas coisas me agradaram bastante no roteiro de Hellboy. A primeira sem dúvida é a influência escancarada do autor H.P. Lovecraft no visual do filme. Quase todas as criaturas grandes do filme possuem uma semelhança interessante com as criaturas abissais descritas por Lovecraft em seus angustiantes contos de terror. E outra coisa foi a relação entre Hellboy e Liz Sherman (Selma Blair). O roteiro trata a história dos dois sem cair no cafona ou no exageradamente romântico. Mas que é estranho ver um demônio de dois metros junto com uma garota igual aquela isso é. hehehe



O roteiro e direção são do excelente Guillermo del Toro, e em ambos ele demonstra muita segurança na condução de sua narrativa, e criatividade em excesso nos monstros e cenários. Destaco o monstro Sammael e o zumbi mau humorado Ivan como bons exemplos de como a computação gráfica jamais irá superar o encanto de uma boa animatrônica.

Misturando ação, fantasia, terror e uma boa dose de humor, Hellboy é um ótimo filme e prova que nas mãos de um bom diretor, até mesmo a fantasia mais absurda pode parecer interessante e crível.

Veja aqui o trailer do filme

Cotação: ***1/2

No próximo post: Homem-Aranha 2

3 comentários:

  1. Como assim, ele ficou com 3 e 1/2... xD~

    Eu AMO esse filme. Sempre fui fascinado pelas história de HellBoy e nunca pude lê-las, mas quando vi o filme, surtei com tanta ação, aventura, terror e comédia no mesmo lugar!

    Del Toro sempre surpreende!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, este filme foi uma grande surpresa, tanto na caracterização do personagem quanto na produção e direção de Del Toro.
    Pena que a continuação ficou fraca.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  3. sera q vai ter o treis eu ia acha de mais!!!!!!

    ResponderExcluir