domingo, 29 de maio de 2011

Movie Comics #1 - X-Men - O Filme (2000)

"A mutação é a chave da nossa evolução"

Com essa frase, dita em narração pelo professor Charles Xavier (Patrick Stewart), começou aquele que seria o primeiro não apenas de uma série de filmes, mas de toda uma nova era no cinema. Pois se hoje temos filmes baseados em quadrinhos saindo pelo ladrão, é justo eu começar essa série de reviews por aquele que considero o pontapé inicial dessa nova era no cinema: X-Men - O Filme.




Dirigido por Bryan Singer, e roteirizado por David Hayter (com retoques de Christopher McQuarrie), o filme mostra um mundo no qual alguns seres humanos nascem com dons especiais, o que é apenas um nome chique para dizer que eles têm "poderes". Porém esses mutantes são mal vistos por toda a sociedade, que os enxerga com preconceito e hostilidade. Charles Xavier é um mutante com grandes poderes mentais, e acredita numa convivência saudável entre humanos e mutantes através do diálogo e da diplomacia. Já Erik Lensherr (Ian McKellen), o Magneto, acredita que apenas a violência e a guerra farão os humanos aceitar a raça mutante.

Cada um desses homens tem outros mutantes ao seu lado dispostos a defender seus ideais, sejam eles certos ou errados. Do lado de Magneto, temos Dentes-de-Sabre (Tyler Mane), a metamorfa Mística (Rebecca Romijin-Stamos) e o ágil e asqueroso Groxo (Ray Park). Do lado de Xavier temos Ciclope (James Marsden), Tempestade (Halle Berry), Jean Grey (Famke Janssen) e os recém chegados Vampira (Anna Paquin) e o verdadeiro astro do filme, Wolverine, vivido de forma intensa por Hugh Jackman em seu primeiro grande filme.



Muitos fãs reclamaram a època do filme da certa falta de fidelidade aos quadrinhos originais. Sentiram falta dos Sentinelas, da Sala do Perigo, de Gambit... só pra citar alguns. Mas o que poucos entendem, é que o filme não estava sendo feito apenas para esses fãs, mas sim para aquele garoto ou garota que nunca ouviu falar nos X-Men antes, ou nunca se interessou em saber mais. Acredito que o filme é bem sucedido nesse aspecto, apresentando de forma direta o universo dos mutantes, seus poderes, e a batalha contra o preconceito que travam todos os dias.

O filme é econômico na sua narrativa, preferindo manter um tom mais realista ao invés de descambar para algo mais cartunesco. Os personagens principais são bem apresentados, suas motivações são bem definidas (eu acho simplesmente fascinante a história de Magneto) e suas personalidades são bem estabelecidas. Claro que assim como todos os fãs, eu também gostaria de ter visto um Ciclope mais fodão, a rivalidade entre Wolverine e Dentes de Sabre melhor estabelecida, Tempestade com mais personalidade e menos frases de efeito ("O que acontece com um sapo quando ele é atingido por um raio?" Resposta: WTF?). Mas como primeiro filme de uma franquia, X-Men se sai muito bem.

Com o sucesso crítico e financeiro do filme, finalmente os estúdios de cinema voltaram os seus olhos para os quadrinhos após a catástrofe que foi Batman e Robin. X-Men foi o primeiro de uma era a mostrar super heróis realmente funcionais no mundo moderno, e trouxe uma nova geração de fãs para os mutantes. Por si só, X-Men é um clássico moderno.

Veja aqui o trailer original do filme.

Cotação: ****

No próximo post: Homem-Aranha.

2 comentários:

  1. Realmente X-Men foi um divisor de águas! Mas acho que o apelo maior do público foi quando estreou Spider-Man e o BOOM! aconteceu.

    Como filme, eu acho X-Men também muito bem feito, para os públicos (fãs e não-fãs), com doses de cada elemento dos quadrinhos.

    Gosto do primeiro, gosto muito do segundo, mas o terceiro é um desastre só... vejamos agora com First Class

    ResponderExcluir
  2. Eu assisto x-man desde meus 2 anos de idade agora eu já tenho 11,já sei as falas do filme mas mesmo assim não deixa de ser meu filme preferido em tudo e tambem nao deixa de ser sensacional e ótimo, mas por que eles foram se separar?
    se era tão bom eles juntos, ó povo pra ser ruim que gostar de deixar agente triste.

    bjos e eu gosto desse grupo bacana

    ResponderExcluir