Howdy!
Dia 30 de outubro o canal pago TNT irá exibir a premiação mais foda de todos os tempos. Não, não é o MTV Movie Awards, que desde 2008 virou Twilight Movie Awards. Estou falando do Scream Awards 2011!! Neste ano os candidatos estão bem variados e a escolha de quem eu iria votar foi tensa. Mas aqui vão minhas apostas e o motivo de eu tê-las escolhido. Bora?
The Ultimate Scream - Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 2
Candidatos: Cisne Negro, Capitão América, Game of Thrones, Scott Pilgrim, Super 8,. Thor, True Blood, The Walking Dead, X-Men Primeira Classe
Vou falar, esse foi difícil de escolher. Tinha muita coisa boa aí. Fiquei entre Harry Potter, Capitão América e Game of Thrones. No fim das contas, ganhou o menino que sobreviveu. É um exemplo raro de filme que leva multidões ao cinema, e prefere manter seu foco nos personagens e em suas emoções. É um filme agridoce, pois esse é realmente o fim da era Harry Potter no cinema, mas nos deixou um clássico inesquecível que será lembrado ao lado de Star Wars e Senhor dos Anéis. Melhor filme do ano.
Melhor filme de sci-fi - Tron Legacy
Candidatos: Capitão América, Monstros, Super 8, Transformers 3
De todos os candidatos, apenas Tron Legacy pode ser considerado uma sci-fi, pois a sci-fi legítima é feita de ideias, conceitos, mundos novos. E enquanto Monstros tem um enfoque interessante sobre invasões aliens, e Super 8 traz de volta a nostalgia dos antigos filmes do mestre Spielberg, é Tron Legacy que se sobressai nos conceitos que se propôs a discutir. Enquanto os computadores são deixados do lado, os temas sobre divindade, amor e família são bem desenvolvidos, embalados por um visual lindo e trilha sonora impecável.
Melhor filme de fantasia: Harry Potter 7.2
Candidatos: Cisne Negro, Piratas do Caribe 4, Thor, X-Men PC
Fantasia é muito mais do que colocar criaturas míticas na tela. É criar um mundo que poderia ser real aos nossos olhos. Onde suas ideias não soem absurdas e não careçam de uma lógica interna. Confesso que fiquei em dúvida entre HP e Thor. Mas apesar de ter adorado o filme do Deus do Trovao, é Harry Potter que se sobressai no quesito fantasia. Quem sabe na próxima hein Thor?
Melhor filme de terror: Deixe-me Entrar
Candidatos: Eu Vi o Diabo, Sobrenatural, Atividade Paranormal 2, Piranha 3D
Terror como um gênero em si não se sustenta. Simplesmente jogar imagens assustadoras e sons altos na tela não bastam pra criar um filme de terror memorável. Tem que ter algo no seu coração. Filmes como O Exorcista e O Iluminado funcionam justamente por possuírem uma carga muito mais dramática do que assustadora. É nisso que Deixe-me Entrar é bem sucedido sobre os demais, pois no seu centro, o filme é um romance com toques de drama, embora Sobrenatural também seja um candidato à altura. Só queria saber por que Piranha 3D não está na categoria comédia.
Melhor suspense: Sem Limites
Candidatos: Os Agentes do Destino, Hanna, RED, Salt
Sem Limites é um filme com ideias muito criativas e sem medo de desenvolvê-las ao máximo. E além de tudo, sou meio suspeito pra votar nesse filme já que um dos meus atores favoritos está nele, o mestre máximo Robert De Niro. RED está deslocado na categoria, e ainda não vi Os Agentes do Destino. Teria votado em Hanna também, que tem uma direção ótima.
Melhor seriado: Game of Thrones
Candidatos: Doutor Who, Fringe, True Blood, The Walking Dead
Game of Thrones veio pra ficar. Ou pelo menos é isso que eu espero. Essa série é simplesmente perfeita em tudo: direção, roteiro, atuação, visual. Tudo foi dado a devida atenção que o livro maravilhoso de George R.R. Martin merece. Não restou nenhuma dúvida para mim, já que Fringe está perdendo força, Walking Dead ainda não desceu (logo irei rever em DVD) e os outros eu nem assisti.
Melhor diretor: David Yates (Harry Potter 7.2)
Candidatos: J.J. Abrams (Super 8), Darren Aronofsky (Cisne Negro), Matthew Vaughn (X-Men PC), Edgar Wright (Scott Pilgrim)
David Yates trabalhou pesado nesse último filme. Repousava em suas costas as expectativas de uma das bases de fãs mais ferozes que existem: os Pottermaníacos. E neste filme ele fez seu melhor trabalho atrás das câmeras de Harry Potter. Tomou decisões coerentes, criou belas tomadas de câmera, e consegue dirigir atores com um talento que deveria ser passado a outros cineastas de blockbusters. Fiquei na dúvida entre Aronofsky e Vaughn também, ambos mostrando firmeza e segurança na direção de seus filmes.
Melhor roteiro: X-Men Primeira Classe
Candidatos: Cisne Negro, Harry Potter 7.2, Scott Pilgrim, Super 8
Quase votei em Harry Potter nessa. Mas quando pesei alguns fatores, o roteiro de Harry Potter 7.2, apesar de ser bem escrito e bem executado, peca por simplesmente ser a segunda parte de uma narrativa, coisa que não acontece em X-Men Primeira Classe. A trama é muito bem amarrada, suas ideias são bem exploradas e seus diálogos são tão inspirados quanto memoráveis. A autoria do roteiro é de Ashley Edward Miller, Zach Staentz, Matthew Vaughn e Jane Goldman.
Melhor cena de perseguição: Transformers 3 - caçada na auto-estrada
Candidatos: Capitão América - perseguição nas ruas do Brooklyn, Piratas do Caribe 4, perseguição em Londres, Tron Legacy - perseguição e fuga dos LightJets, Os Agentes do Destino - perseguição de portas abertas em Manhattan
Acho que não houve muita dúvida nessa. O diretor Michael Bay é simplesmente o melhor diretor em atividade para filmar cenas de perseguições de carro. Obrigado a manter sua câmera mais estática devido ao 3D, a geografia da cena é compreensível e a cena é bem inserida na história do filme. Podem reclamar que Transformers 3 não é um exemplo de primor de roteiro. E não é mesmo. Mas para criar um autêntico caos em cena, não há ninguém melhor do que Michael Bay nem série de filmes mais satisfatória nesse assunto do que Transformers.
Melhor atriz de fantasia - Jennifer Lawrence (X-Men Primeira Classe)
Candidatas: Penelope Cruz (Piratas 4), Lena Headey (Game of Thrones), Natalie Portman (Cisne Negro), Emma Watson (HP 7.2)
Fiquei em dúvida entre Lawrence e Emma Watson. Se Watson estivesse concorrendo pela parte 1, certamente ganharia. Mas Jennifer Lawrence mostrou ao público um lado de sua personagem Mística que não conhecíamos nos X-Men anteriores. Com olhos expressivos, e um rosto lindo, Lawrence mostrou bem no filme o complexo emocional de sua personagem, e particularmente adoro a cena em que ela ouve de Hank McCoy algo que provavelmente tenha cimentado o inevitável: sua aliança com Magneto.
Melhor ator de fantasia - Sean Bean (Game of Thrones)
Candidatos: Johnny Depp (Piratas 4) Michael Fassbender e James McAvoy (X-Men PC), Daniel Radcliffe (Harry Potter)
Tive dúvida em quase todos, com exceção de Johnny Depp (que estava no piloto automático em PdC 4). Mas enquanto já nos habituamos à excelente atuação de Radcliffe como Harry Potter, Sean Bean mostrou que consegue fugir de seu estereótipo de ser escalado no papel de homens perturbados, e encarnou Ned Stark com vigor, mostrando um lado nobre, honrado e paterno que normalmente não vemos em Sean Bean. Sem contar que ele consegue se distanciar de Boromir, seu personagem em Senhor dos Anéis.
Melhor atriz de sci-fi - Olivia Wilde (Tron Legacy)
Candidatas: Hayley Atwell (Capitão América), Karen Gillan (Doutor Who), Milla Jovovich (Resident Evil 4), Anna Torv (Fringe)
Aqui também não houve duvida. A atuação de Olivia Wilde pode até ter sido acusada de inexpressiva por alguns críticos. Mas pra quem assistir o filme, vai entender o por que da inexpressividade de Olivia, fato esse que muda quando passa o filme e sua relação com o personagem de Garrett Hedlund se aprofunda, mostrando um lado mais tocante de sua personagem. E sci-fi, como disse anteriormente, é sobre ideias, e a personagem de Olivia é crucial para a ideia principal que o filme discute.
Melhor ator de sci-fi - Chris Evans (Capitão América)
Candidatos: Daniel Craig e Harrison Ford (Cowboys & Aliens), Jake Gylenhaal (Contra o Tempo), Matt Smith (Doutor Who)
Até agora pouco, meu voto era de Harrison Ford. É sempre ótimo assistir o ator em cena, e ele brilha em Cowboys & Aliens. Mas nós já estamos acostumados a ver Harrison Ford sendo foda. Mas e Chris Evans? O cara assumiu o manto do Capitão América sob uma enxurrada de críticas vindas da imprensa e de fãs dos gibis. Quando o filme saiu, Evans nunca deve ter recebido tantas desculpas quanto recebeu depois de Capitão América. Ele não só segura o filme nas costas, como comoveu a todos com a performance de um homem honrado que quer lutar pelo país que ama.
Melhor atriz de terror - Chloe Moretz (Deixe-me Entrar)
Candidatas: Sarah Wayne Callies (The Walking Dead), Neve Campbell (Pânico 4), Anna Paquin (True Blood), Rose Byrne (Sobrenatural)
Confesso que fiquei em dúvida entre Moretz e Rose Byrne, já que as duas mostram todo o potencial dramático dos roteiros de seus filmes. Chloe Moretz se sobressai pelas sutilezas de sua interpretação, coisa que Byrne infelizmente não tinha (o filme pedia por isso, sejamos justos). O olhar de Moretz durante todo o filme sempre sugere que há muito mais acontecendo ali do que pensamos, e seu relacionamento com o jovem Owen (Kodi Smit McPhee) é tocante justamente por vermos ela baixar um pouco a sua guarda vampírica.
Melhor ator de terror: Patrick Wilson (Sobrenatural)
Candidatos: Michael C. Hall (Dexter), Andrew Lincoln (The Walking Dead), Stephen Moyer e Alexander Skarsgaard (True Blood)
Votei em Patrick Wilson simplesmente porque não vi os demais candidatos, apenas Andrew Lincoln. Wilson mostra segurança no papel principal de seu filme, e age como um pai de familia agiria em uma situação na qual seu personagem se encontra. Memorável.
Melhor vilão: Sebastian Shaw, de X-Men Primeira Classe
Candidatos: Lord Voldemort (Harry Potter 7.2), Os 7 ex-namorados (Scott Pilgrim), Kyung Chul (Eu Vi o Diabo), Caveira Vermelha (Capitão América)
Fiquei em dúvida entre Voldemort e o Caveira Vermelha. Todos esse vilões têm como objetivo a supremacia e o poder absoluto sobre seus inimigos. Mas enquanto Voldemort e o Caveira se entregam a alguns exageros caricaturais (claro que o visual deles ajuda nisso), o Sebastian Shaw de Kevin Bacon assusta justamente por ter uma fala mansa, modos tranquilos e aparência humana normal.
Melhor super herói: Capitão América
Candidatos: Professor X, Thor, Lanterna Verde, Clark Kent
Dúvida cruel entre o Professor X e Thor. O que diferencia o Capitão dos demais é que o Capitão América abraça o seu status de super herói mesmo antes de ser injetado com o soro do supersoldado. Ao contrário do Professor X que queria ser.... professor, e o Thor, que começa o filme com ambições um pouco mais egoístas, o Capitão não quer nada além de ajudar os outros, salvar vidas inocentes e arriscar a sua vida no processo.
Melhor atriz coadjuvante: Mila Kunis (Cisne Negro)
Candidatas: Jaimie Alexander (Thor), Laurie Holden (The Walking Dead), Helen Mirren (RED), Ellen Wong (Scott Pilgrim)
Praticamente a única candidata que realmente atuava nessa lista. Apesar da lista conter a oscarizada Helen Mirren, é Mila Kunis que se sobressai por sua atuação sensual e quase irreal em Cisne Negro. Nunca fica claro que a sua personagem existe mesmo, ou é uma invenção da personagem de Natalie Portman e o olhar expressivo de Mila contribui pra essa sensação de estranheza.
Melhor ator coadjuvante: Peter Dinklage (Game of Thrones)
Candidatos: Kieran Culkin (Scott Pilgrim), Rupert Grint (Harry Potter 7.2), Tommy Lee Jones (Capitão América), Alan Rickman (Harry Potter 7.2)
Por mim, teria dado o prêmio a todos eles, menos Kieran Culkin. Na hora de decidir, sabia que se eu perguntasse para os meus amigos, todos eles votariam em Alan Rickman sem pensar. E merecido, pois o seu Severo Snape é de longe uma das melhores coisas que Harry Potter 7.2 nos ofereceu. Mas pesou o fato de eu já conhecer o personagem de anos atrás, enquanto o Tyrion Lannister de Dinklage era novidade. E também o fato de que ele é um ator anão, que quando abria a boca, parecia um gigante falando tamanha é a qualidade de sua atuação. É impossível ler os livros de George R.R. Martin e imaginar outro rosto em Tyrion.
Melhor atriz revelação: Emilia Clarke (Game of Thrones)
Candidatas: Jaimie Alexander (Thor), Hayley Atwell (Capitão América), Elle Fanning (Super 8), Zoe Kravitz (X-Men PC)
Escolha fácil também. Pra quem lê As Crônicas de Gelo e Fogo sabe que a trama de Dany Targaryen promete ser uma das mais importantes de toda a saga. E a atriz Emilia Clarke se entrega de corpo e alma no papel. Sua atuação mostra que atrás do rosto lindíssmo de garota frágil e indefesa, mora uma mulher conquistadora de reinos que não descansará até retomar o que é seu e de sua família por direito.
Melhor ator revelação: Michael Fassbender (X-Men PC)
Candidatos: Chris Hemsworth e Tom Hiddleston (Thor), Jon Bernthal (The Walking Dead), Joe Manganiello (True Blood)
Fassbender já não é tãão novato assim. Ele já esteve em clássicos modernos como 300 e Bastardos Inglórios. Mas nunca explorou tão bem seu potencial dramático quanto em X-Men Primeira Classe. Seus expressivos olhos azuis revelam uma gama de emoções que mostram que seu Magneto é um homem que já viu o lado mais podre da raça humana e não está afim de ver a história sendo repetida.
Melhor aparição em ponta: Hugh Jackman em X-Men PC
Candidatos: Buzz Aldrin (Transformers 3), Kristen Bell e Anna Paquin (Pânico 4), Richard Dreyfuss (Piranha 3D), Keith Richards (Piratas do Caribe 4)
Keith Richards já não é mais novidade em Piratas do Caribe, e a participação do lendário astronauta Buzz Aldrin (um dos homens da missão Apollo 11, a primeira missão tripulada na Lua) em Transformers é constrangedora. Já Hugh Jackman surge de repente em X-Men, e sua participação não só rendeu boas risadas, como é uma caracterização fidelíssima do Wolverine motherfucker dos gibis.
Melhor elenco: Harry Potter 7.2
Candidatos: Game of Thrones, RED, True Blood, X-Men PC
Escolha difícil também. Harry Potter reúne a nata do cinema e teatro britânico. O filme é povoado de rostos conhecidos, e mesmo não sabendo os nomes deles, reconhecemos eles de algum lugar? Exemplo? O ator George Harris, que interpreta Kingsley Shacklebolt já esteve em mega clássicos como Flash Gordon e Caçadores da Arca Perdida. Surpreso?
Melhor cena de mutilação: Cabeça coberta em ouro derretido (Game of Thrones)
Candidatos:Pênis arrancado (Piranha 3D), Armadilha de urso reversa (Jogos Mortais VII), Escalpelamento por hélice de barco (Piranha 3D), Transformação em cisne (Cisne Negro)
Sem entrar em muitos detalhes para não dar spoilers da série, essa cena é tão brutal na série quanto no livro, e ponto para a HBO por não desviar a câmera em nenhum momento da cena, que é relevante para a história e para o desenvolvimento de um personagem.
Melhor cena de luta: Batalha de Hogwarts (Harry Potter 7.2)
Candidatos: Luta na alfândega do aeroporto (RED), Batalha final (Capitão América), duelo de Harry e Voldemort (Harry Potter 7.2), Batalha final (Scott Pilgrim)
Apesar da escala grandiosa da batalha, o filme encontra tempo para momentos pequenos de interação entre seus personagens, fazendo nosso investimento emocional em Harry Potter 7.2 ser bastante intenso. Emoções fortes como o sentimento de perda e o despertar de um amor há muito cultivado elevam a batalha de Hogwarts a um patamar acima dos demais candidatos.
Melhor cena WTF do ano: Fuga do prédio em queda (Transformers 3)
Candidatos: Batalha dos LightCycles (Tron Legacy), Fogovivo na Sala Precisa (Harry Potter 7.2), Acidente de trem (Super 8)
Apesar das outras cenas serem interessante, são cenas de ação bastante tradicionais e bem coreografadas e filmadas de forma linda. Mas como eu disse, ninguém cria o caos melhor do que Michael Bay, e deslizar de um prédio em queda não é exatamente uma atividade precisa. A cena é perfeita por sua insanidade pura, apesar de se estender um pouco mais do que deveria. Destruição pura, barulhos e atores ensandecidos fazem dessa a cena mais PUTA QUE PARIU do ano.
Melhor filme em 3D: Tron Legacy
Candidatos: Transformers 3, Piranha 3D, Capitão América, Harry Potter 7.2
Filmes convertidos em 3D na pós produção são um saco. Ficam muito escuros e nada acrescentam à história. Enquanto Transformers 3 tem um excelente 3D, ele não foi planejado assim, e Tron Legacy foi pensado em uma experiência em 3 dimensões desde o começo. Colabora para a sensação de imersão o fato de que os primeiros 20 minutos do filme serem em 2D, até o momento em que as cenas dentro do mundo virtual começam, e o 3D domina. Dificilmente haverá outra experiência como Tron Legacy em 3D tão cedo.
Melhores efeitos especiais: Transformers 3
Candidatos: Harry Potter 7.2, Sucker Punch, Thor, Tron Legacy
Votei sem pensar muito também. Os efeitos especiais dos demais filmes estão apenas corretos, embora os efeitos de Tron Legacy funcionem dentro de seu contexto irreal por serem ambientados em um mundo criado por computadores. Os robôs de Transformers são realistas ao extremo e as vezes até esquecemos que são apenas milhões de terabytes de informação. Sim senhor, MILHÕES de terabytes. Conseguem imaginar?
Filme mais esperado de 2012 - Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge
Candidatos: O Espetacular Homem-Aranha, Os Vingadores, Jogos Vorazes, A Saga Crepusculo - Amanhecer.
Explico com apenas uma palavra: Batman. Sem mais =D. Brincadeira hehehe. É impossível pensar em outro filme que eu esteja esperando mais do que o próximo Batman. Talvez Os Vingadores ou Jogos Vorazes e estou levemente interessado em Homem-Aranha. Chris Nolan prometeu encerrar sua série do Homem-Morcego em grande estilo. Vamos acompanhar...
Não gostei muito do último Transformers, mas essa cena do prédio está realmente WTF, hahaha.
ResponderExcluirConcordo com a maioria das suas apostas cara! Não consigo imaginar outros candidatos vencendo, mas em premiações assim dá pra esperar de tudo.
E que venha o Scream Awards! :D
The Ultimate - concordo que HP é o filme do ano em muitos aspectos, mas eu conhecia o final e isso e perde, mesmo ele sendo 'IGUAL' ao original. Por isso, escolhi Capitas porque é foda!
ResponderExcluirSci-fi - aqui eu tive um devaneio e não lembro em quem votei... mas seus argumentos são fortes e você ENTENDE de sy-fy
Fantasia - fiquei com HP porque o restante não chega a altura da magia deste filme. Trocadalho horrível...
Terror - mesmo eu não assistindo nenhum deles, Deixe-me Entrar é o mais próximo de um terror propriamente dito
Suspense - votei no que mais me chamou atenção no qual assisti. Ainda preciso ver Limitless
Seriado - "Fringe está perdendo força" de c* é rola. Ò_Ó A 4ª temporada faria eu cérebro derreter e escorrer pelas narinas. Hahahah
Diretor - Yates ganha MUITOS créditos com HP, mas Vaughh mostrou o que aprendeu em Kick Ass e acertou a mão com os mutantes!
Roteiro - X-Men fácil, apesar que eu pendi um pouco para Cisne Negro. First Class me fez esquecer a trilogia antiga, logo merece o prêmio!
Perseguição - Bay é explosivo demais, mas entre carros-robos correndo e um Capitão América bombado, eu fico com o humano mesmo. xD~
Atriz de fantasia - vamos discordar. Jennifer estava estranha e Emma é foda no 7/1. Fico com Lena Headey
Ator de terror - votei em Dexter por consideração, já que não vi nenhum terror esse ano, fora Cisne Negro.
Vilão - outro que considerei os filmes anteriores: Lord Voldemort. Não importa qual, em todos o Lord rouba a cena!
Super herói - alguma dúvida com Capitão América?? O filme que queríamos ver nas telonas?
Atriz coadjuvante - concordo com seu voto, mas a emoção de Helen Mirren com uma metralhadora é pra se votar nela, certo?!
Ator coadjuvante - GoT é vencedor em tudo, mas Alan Rickman é o único personagem impecável de HP, desde o primeiro filme. Em 10 anos de produção, Alan nunca desmereceu o papel que recebeu.
Atriz revelação - fiquei com Hayley Atwell, porque SIM!
Ator revelação - concordo em gênero, número e degrau! Michael Fassbender.
Aparição em ponta: Hugh Jackman porque foi surpreendente! FATO!
Elenco - RED, por conter 4 dos atores mais fodas do momento de 2010!
Cena de mutilação - GoT. Votei porque imagino o quão tensa é a cena.
Cena de luta - concordo. HP é grandioso nesse aspecto de lutas entre personagens
Cena WTF - eu colocaria o filme inteiro, mas seria sacanagem, agora a cena do prédio é difícil de engolir. TF3
Filme em 3D - me baseei nos que assisti, logo o escuro vindo na minha cara vale voto ao Capitas.
Efeitos especiais - ver HP 7/1 em blu-ray me fizeram imaginar de como o 7/2 poderá ser. Vitória
2012 - Batman é Batman, sem mais. Mas Vingadores srá épico, Aranha promete muito tbm e Jogos Vorazes precisa de um trailer melhor para me satifazer!
Harry Potter foi o melhor filme de 2011 e para min é o melhor filme de todos os tempos
ResponderExcluir